Campanha Viral: a sensação do digital

image maio 5, 2017 / Curiosidades, Mercado

Por Marcela Pires

Sabe quando você entra na internet e todas as pessoas estão falando e usando uma mesma frase, foto ou expressão? Todos esses fenomenos, são considerados virais. Tais ações já são rotineiras para os usuários da internet e demonstram uma forma de comportamento e uma nova cultura.

Isso acontece por conta da identificação pessoal com certos acontecimentos cotidianos, e também pelo meio em que eles estão inseridas. Mas, os virais não são criados somente na internet. Algumas frases de filmes, também se tornaram virais, como por exemplo, “I’ll be back” (“eu voltarei”), que o ator Arnold Schwarzenegger disse em O Exterminador do Futuro, se tornou conhecida e usada por diversas pessoas para retratar inúmeros acontecimentos do dia a dia.

Em relação ao meio, a probabilidade de aceitação do que está na internet é diretamente relacionada à aderencia dos amigos a certo conteúdo. Se um amigo seu gosta de algum assunto, você tem maiores probabilidades de gostar também.

Uma outra caracteristica de um viral é a agilidade e relevância da ideia. Hoje em dia, com o grande avanço da tecnologia e da internet, o acesso ficou muito mais prático e rápido, e para algo conquistar o público, tem de possuir tais caracteristicas.

A NaJaca produziu um viral em 2012 em parceria com a Nokia. O objetivo foi a popularização do celular Nokia 808 PureView, com foco na divulgação da alta qualidade da camera. A campanha foi composta por três videos, ações nas redes sociais e ações nas ruas de São Paulo. Os vídeos virais alcançaram cerca de 10 milhões de views no Youtube sem investimento em mídia, apenas por meio de ações estratégicas.

A Agência busca utilizar os recursos virais para possibilitar inserções superiores nas mídias e interagir mais com os internautas.