Jaca é sabor e saúde: venha conhecer!

image abril 16, 2017 / Curiosidades

Por Daniela Arnoni

Aposto que você não tem ideia dos benefícios da jaca para a sua saúde. Se fosse arriscar, apostaria também que ela nem está em seu cardápio, ou que nunca chegou a prová-la. Aí vai uma dica: chegou a hora de colocar mais cor e saúde na sua alimentação.

BENEFICIOS DA JACA2

A jaca é uma fruta de origem indígena, mas que se adaptou muito bem no Brasil, sendo mais encontrada nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Com sabor e aparência bem características, pode ser consumida em sua forma natural ou em diferentes receitas, e até suas sementes têm aplicação gastronômica na produção de farinhas.

A primeira grande qualidade nutricional da fruta é a ausência de colesterol ou gorduras saturadas em sua composição. A gordura saturada é uma grande vilã da saúde quando consumida em excesso, aumentando o colesterol ruim e elevando o risco de problemas no coração.

Mesmo com alta quantidade de carboidratos e calorias, é fácil descobrir que a jaca é uma aliada de sua saúde. Essa grande quantidade de açúcares fornece energia para enfrentar o dia-a-dia ou realizar atividades físicas, além de ser uma excelente fonte de vitamina C, que tem papel importante no fortalecimento do sistema imunológico.

Potássio e cálcio são minerais também presentes na fruta, e de extrema importância para o funcionamento do corpo. Você sabia que há outra forma de diminuir a pressão arterial, além da redução do sal da alimentação? O potássio realiza essa função. Ele equilibra o sódio no organismo, prevenindo a pressão alta e, consequentemente, alguns problemas cardíacos, como o infarto e o AVC.

Já o cálcio atua de forma diferente em nosso sistema, mas não menos importante. O enfraquecimento dos ossos é processo natural do corpo humano com o passar dos anos, e a saúde óssea e dentária está diretamente ligada aos níveis de cálcio. Portanto, devemos estar atentos aos nutrientes e suas quantidades em nosso organismo. A jaca se apresenta também como um excelente alimento para prevenir a osteoporose.

BENEFICIOS DA JACA

Entre todos os seus benefícios, podemos citar sua ação antioxidante como um dos principais. Os antioxidantes são substâncias que evitam a formação de radicais livres no organismo que favorecem o envelhecimento celular e o aparecimento de doenças como o câncer. As propriedades da jaca agem como um escudo para proteger as células do cólon, pulmão e da cavidade oral, principalmente.

Como se não bastassem todos esses benefícios, a jaca ainda conta com a presença de vitaminas A, do complexo B, C, E e K. Elas são nutrientes necessários ao corpo, mas que não são produzidos pelo organismo. Sua falta pode favorecer o aparecimento de rachaduras na pele, queda de cabelo, gripes frequentes, dormência e outros sintomas que atrapalham a rotina.

Agora você já sabe: além de saborosa, a jaca é uma grande fonte de nutrientes e vitaminas essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo. Nunca foi tão fácil unir qualidade de vida e sabor.

Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish