As cores aliadas ao seu negócio

maio 31, 2017 / Mercado

EFEITOS E SIGNIFICADOS: AS CORES ALIADAS AO SUCESSO DE SEU NEGÓCIO

Por Daniela Arnoni

Imagine enxergar um mundo sem cores. O layout verde do site, o céu azul, aquele batom vermelho, tudo em tons de cinza. Eu sei o que você está pensando, e nós aqui da NaJaca concordamos: é quase impossível!

Essa dificuldade tem uma razão bastante simples: a visão é nosso sentido mais estimulado. Usamos as cores para quase tudo. Organizamos roupas para uma reunião importante, decoramos nossa casa e até escolhemos alimentos com base nas cores.

E a indústria da moda? As artes plásticas? Elas teriam que se utilizar de outros recursos para sobreviver.

As cores exercem um papel psicológico importante. Como seres visuais, nós somos estimulados por elas. Desde a infância, somos ensinados a associá-las a sentimentos ou a símbolos, como o verde da bandeira do Brasil à natureza.

As cores também estão presente no cinema. Elas não são escolhidas aleatoriamente ou com base em gostos pessoais. Há uma direção de arte especializada em elementos visuais para ajustar com perfeição as cores de cada cena. Sua função é fazer com que todos os elementos fiquem confortáveis a nossos olhos.

O filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulainé é uma incrível referência em fotografia e direção de arte. O diretor Jean-Pierre Jeunet aproveitou-se de um cenário atribulado na França para inspirar e levar uma experiência positiva aos espectadores através das cores. Ao olharmos a cena, temos uma sensação de tranquilidade e paz: e é exatamente o que o filme quis retratar.

 

Como já dito, as cores despertam sentimentos e emoções. Na propaganda, não poderia ser diferente. Só que, nesse caso, elas influenciam escolhas – principalmente na venda. De maneira geral, podemos definir os estímulos das cores nas vendas da seguinte forma:

Vermelho: usado muito em restaurantes para estimular o apetite; cria um senso de urgência e também é a cor mais dinâmica e quente.

Amarelo: É estimulante e uma ótima cor para chamar a atenção do consumir; mostra clareza.

Azul: muito utilizada em corporações, transmite a sensação de segurança e confiança, além de aumentar a produtividade.

Laranja: reflete entusiasmo, é vibrante e equilibrada. É normalmente usada para criar apelo a uma ação (compras, inscrições).

Verde: representa crescimento, possibilidade; tem efeito calmante e é a cor mais facilmente processada pelos olhos.

Roxo: estimula a criatividade, e muitas vezes está associada à espiritualidade e à intuição.

Um ponto importante a ser levado em conta: a subjetividade é a marca do ser humano. Seus aspectos pessoais, sociais, econômicos e ambientais traçam um perfil muito particular em cada indivíduo, e por essa razão, a escolha da cor precisa ser feita de maneira criteriosa. Além do fator individual, há também o fator cultural. As cores assumem diferentes significados e sensações em diferentes regiões do planeta, dependendo da forma com que são usadas.

Peças publicitárias, campanhas e logos devem ser estudados de forma detalhada para que se passe a mensagem correta ao público-alvo da empresa – uma combinação errada de cores pode prejudicar a criação de um anúncio publicitário.

Pensando na assertividade do trabalho de propaganda, a NaJaca aposta em estudos mercadológicos e de tendências na criação e estruturação de projetos gráficos – e tem o cuidado de entender e analisar o posicionamento da marca no mercado.

Agora você já sabe: quando precisar redecorar as ideias e dar o tom certo ao seu negócio, conte com a NaJaca!

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